Traduzidas como Interface de Programação de Aplicativos, as APIs (Application Programming Interface) são conjuntos de padrões estabelecidos por um software que podem ter suas funcionalidades utilizadas por outros aplicativos. Isso porque uma API é capaz de interligar funções dentro de um sistema, como um site, permitindo que elas sejam usadas em outras aplicações.

Um bom exemplo de API é o Google Maps, página do Google utilizada por diversos outros sites para mostrar localizações e mapas de acordo com a necessidade de cada página, através do uso do código original adaptado da maneira mais adequada para cada aplicação.

Ao mesmo tempo em que vêm recebendo bastante atenção do mercado de tecnologia, as APIs também andam gerando trabalho demasiado nas grandes empresas e seus departamentos de TI. Isso porque, atualmente, a cada demanda por APIs, uma equipe de desenvolvedores é contratada. Assim, existem diversas equipes diferentes desenvolvendo APIs para sistemas de ERP, de e-commerce e de CRM, por exemplo, entre outros, o que dificulta a integração e manutenção desses sistemas, reduzindo sua robustez, sua escalabilidade e sua confiabilidade.

PLATAFORMA DE INTEGRAÇÃO DE APIS
O cenário atual, com suas diversas frentes de desenvolvimento de APIs, aponta para uma tendência que promete ser a solução mais efetiva e promissora: a adoção de plataformas de integração de APIs.

Ao integrar automaticamente as APIs, as empresas poderão investir em programação personalizada para aplicações em cloud computing, de mobilidade e legados, em plataformas de integração que reduzem esforços de programação de APIs.